quinta-feira, 19 de maio de 2011

Água - Consciência e preservação


Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?
Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.
Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.
Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

Autor: www.mma.gov.br
Vamos refletir...

9 comentários:

  1. Realmente é necessário que todos tenham consciência de que é preciso usar racionalmente isso que é tão essencial para nós: a água. É importante cada um fazer sua parte, usando-a adequadamente, sem desperdícios. Vamos economizar!!!

    ResponderExcluir
  2. A maioria das Pessoas realmente ñ tem consciência de o quanto a água e essencial para nossa vida,então e muito importante que cada pessoa faça sua parte usando-a adequadamente e sem desperdícios,então galera vamos ter + consciência!!!vlw

    ResponderExcluir
  3. Fátima
    Usar a água sem desperdícios é bom que todos saibam disso, porém reaproveitar a água é o que a maioria não faz. Ao colocar roupas em uma bacia para ficar de molho para lavar depois, esta água que ficar sem uso pode ser usada para lavar seu banheiro, seu pátio, sua cozinha, seu carro, porém será que fazemos isso. Pois pense na quantidade de água que você deixa de reaproveitar.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante abordar questões como estas em sala de aula, pois é necessário despertar no educando a consciência do uso adequado da água para evitar o desperdício.

    ResponderExcluir
  5. Hoje metade da população mundial enfrenta problemas de abastecimento de água Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia Para nós consumidores também significa mais dinheiro no bolso A conta de água no final do mês será menor O mais importante no entanto é termos a consciência de que estamos contribuindo efetivamente para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida

    ResponderExcluir
  6. Consciência sobre as questões socioambientais é fundamental. Parabéns pela blog.

    ResponderExcluir
  7. Assunto como esse deve ser abordado sempre nas escolas e em quaisquer níveis de ensino. Água é vida. É importante conscientizar que é um recurso limitado. Parabéns pela escolha da matéria.

    ResponderExcluir
  8. O nosso planeta é constituido em grande parte por água(oceanos e mares) e uma pequena parte dessa água é doce, portanto temos que ser vigilantes...
    Terra, planeta água!

    ResponderExcluir
  9. Realmente precisamos usar a água de forma mais racional, mas isso parece tão difícil em nossa sociedade onde impera o consumismo e o imediatismo.
    Parabéns pelo blog e por nos fazer lembrar da importância do uso racional da água.

    ResponderExcluir